Conciliação bancária

Conciliação bancária

    

    


Group Condomínios possui a funcionalidade de conciliação bancária. A conciliação é um procedimento importante para a gestão do seu condomínio, pois através dela você irá realizar a comparação de todos os seus lançamentos no sistema com o seu extrato bancário.

Para realizar a conciliação bancária você deve possuir o extrato bancário em formato OFX ou OFC.

Processando o arquivo .OFX, .OFC

Após ter o arquivo salvo na máquina, acesse o menu Financeiro > Conciliação bancária.

Clique em Importar arquivo, selecione o arquivo do extrato bancário e clique em Processar.

Uma imagem contendo Linha do tempoDescrição gerada automaticamente

O Group Condominios fará a leitura do extrato bancário e dos  lançamentos no sistema.

Importante: caso haja algum lançamento já cadastrado com o mesmo valor e data de pagamento ou recebimento com a movimentação do banco, o Group Condomínios realizará  a conciliação de forma automática.

Dashboard da Conciliação

Após ter realizado a leitura:

Interface gráfica do usuárioDescrição gerada automaticamente

1Conta Conciliação e período: o Group Condomínios informará qual conta foi utilizada  para conciliação e o período deste extrato.

2 - Crédito: o Group Condomínios informará o valor de diferença de créditos entre as movimentações do banco e lançamentos no sistema dentro do período do extrato importado.

3 - Débito: o Group Condomínios informará o valor de diferença de débitos entre as movimentações do banco e lançamentos no sistema dentro do período do extrato importado.

Saldo final: o Group Condomínios informará o valor de diferença do saldo entre as movimentações do banco e lançamentos no sistema dentro do período do extrato importado.

Conciliações pendentes: o Group Condomínios informará a quantidade de conciliações pendentes de serem realizadas.

Filtros da Conciliação

  1. Conta bancária: informe qual conta foi utilizada para realizar a conciliação;
  1. Período: informe o período do extrato para a conciliação.

Interface gráfica do usuário, Texto, AplicativoDescrição gerada automaticamente

  1. Tipo: selecione Todos, apenas Crédito ou Débito.

Interface gráfica do usuário, Texto, AplicativoDescrição gerada automaticamente

  1. Situação: selecione os Não conciliados ou Conciliados.

Group Condomínios dividirá em duas tabelas a conciliação bancária: ao lado esquerdo da tela será listado o extrato bancário e ao lado direito da tela estarão os lançamentos no sistema.


É possível reconhecer pela cor do saldo se o extrato é referente a uma despesa ou  receita.

Caso seja uma despesa, o saldo estará destacado em vermelho.

Quando o extrato for referente a uma receita, o saldo estará destacado em azul.

Conciliando com um lançamento já cadastrado 

Caso haja algum lançamento já cadastrado no Group Condomínios, mas que por algum motivo (data de pagamento/recebimento ou valor) está diferente da movimentação do banco, é possível buscar o lançamento e realizar a conciliação manualmente. Nesse caso, busque o lançamento clicando na ferramenta Buscar.

DiagramaDescrição gerada automaticamente

É possível realizar a busca por:

  1. Situação da conta: aberta ou baixada;
  1. Buscar apenas acordos;
  1. Por período de vencimento;
  1. Competência: sendo todas as competências ou somente uma;
  1. Área de busca: pela unidade/cliente ou nosso número.

Interface gráfica do usuárioDescrição gerada automaticamente

Importante: o Group Condomínios  informa de acordo com  as contas que selecionar, qual o valor do extrato, o valor das receitas que selecionou e o valor de diferença, que ainda precisa ser conciliado. 

Após ter selecionado a conta que deseja conciliar, clique em Selecionar.

ÍconeDescrição gerada automaticamente

O sistema retornará para a o quadro. Para conciliar o lançamento selecionado, clique no  comando Conciliar.

Interface gráfica do usuário, AplicativoDescrição gerada automaticamente


Importante: ao conciliar, se a conta  tiver sido baixada, o sistema realizará a conciliação        da conta e se a data de pagamento/recebimento e liquidação estiver diferente, o sistema atualizará com a data do extrato. Se a conta não tiver sido baixada, o sistema realizará a baixa da conta com a data do extrato.

É possível também ediar um lançamento depois que ele foi selecionado. Para isso, basta clicr na ferramente de edição que o sistema exibirá o lançamento para edição.  

Ao clicar no comando, a tela de edição da receita/despesa será exibida.

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, EmailDescrição gerada automaticamente

Conciliar uma movimentação do banco com mais de um lançamento no Group Condomínios 

Às vezes pode ocorrer do condomínio efetuar em somente uma movimentação o pagamento ou recebimento de mais de um lançamento. 

Exemplo: os condôminos realizaram o pagamento da taxa de condomínio em um mesmo dia, o banco disponibiliza o pagamento na conta em uma única movimentação. Neste caso, basta buscar e conciliar a única movimentação bancária com os vários lançamentos do Group Condomínios.

Para isso clique na lupa para realizar a busca das receitas/despesas.

Interface gráfica do usuário, Diagrama, AplicativoDescrição gerada automaticamente

Pesquise as receitas/despesas que são referentes a esta movimentaçãoselecione-as.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, TeamsDescrição gerada automaticamente

Clique em Selecionar.

ÍconeDescrição gerada automaticamente

Após selecionar as receitas/despesas, o Group Condominios listará todas as  contas selecionadas. Quando o valor dos lançamentos estiver igual ao da movimentação do banco, clique em Conciliar.

Importante: o Group Condominios alertará quando houver diferença entre o extrato com os lançamentos.

Interface gráfica do usuário, Texto, AplicativoDescrição gerada automaticamente

Valor da movimentação do banco diferente do lançamento no Group Condomínios 

Pode ocorrer do valor da movimentação do banco ser diferente do valor do lançamento no Group Condomínios, seja porque houve um desconto ou um atraso no pagamento e juros e multas foram incluídas. É possível buscar o lançamento e ao clicar em Conciliar. 

O sistema exibirá uma mensagem alerta:

Interface gráfica do usuário, Texto, AplicativoDescrição gerada automaticamente

Ao clicar em Sim, o sistema apresentará um campo para informar juros e multas, caso o valor   no extrato seja maior ou informar desconto caso o valor no extrato seja menor que o do sistema.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, SiteDescrição gerada automaticamente

  1. Juros: informe o que foi acrescentado de juros;
  1. Multa: informe o que foi acrescentado de multa;
  1. Descontos: informe o foi abatido em desconto.

Importante: o Group Condominios alertará quando houver diferença entre o extrato e o lançamento.

Conciliar mais de uma movimentação no banco com um lançamento do Group Condomínios 

Também pode ocorrer situações em que seja necessário pagar ou receber em duas vezes ou mais, lançamentos que estavam programados para ser somente um recebimento ou pagamento. 

Exemplo: condomínio pagou o valor de um serviço à vista por dois depósitos diferentes. Nesse caso, durante a conciliação você deve selecionar as duas movimentações e clicar no comando Ações > Agrupar selecionados. Dessa forma, o Group Condomínios agrupará os dois valores para ser possível realizar a conciliação com o lançamento do sistema.

Interface gráfica do usuário, AplicativoDescrição gerada automaticamente

Importante: com essa opção você poderá selecionar apenas créditos ou débitos que possuem a mesma data.

Caso queira desagrupar a movimentação, selecione a movimentação e clique em Ações  Desagrupar selecionados.

Conciliando com um novo lançamento 

Se o lançamento referente à movimentação vinda do banco ainda não foi cadastrado no Group  Condomínios, no quadro do lado direito, o sistema exibirá os campos com a data de pagamento ou recebimento e valor preenchidos. Preencha o restante dos dados e clique em conciliar. O sistema criará o lançamento  realizando a conciliação.

Quando o lançamento for referente a uma receita:

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, EmailDescrição gerada automaticamente

Quando o lançamento for referente a um fornecedor/órgão:

Importante: é possível preencher todos os quadros, e depois selecionar todos as movimentações do banco, clique no comando Ações > Conciliar selecionadosDessa forma  sistema conciliará todas as movimentações de uma única vez.

Quando é necessário incluir mais de uma classe de conta e outros detalhes, para isso, clique na ferramenta Lançar, preencha os dados e clique em Salvar.

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Caso a movimentação do banco seja um débito, o sistema exibirá os campos para cadastrar uma nova despesa.

Interface gráfica do usuário, AplicativoDescrição gerada automaticamente


  1. Competência: selecione o mês competência desta despesa;
  1. Fornecedor/Favorecido: selecione a unidade ou cliente desta despesa;
  1. Classe de conta: selecione a classe de conta desta despesa;
  1. Caso queira adicionar mais de uma classe de conta, clique em Adicionar classe de conta e não se esqueça se informar valor para cada classe;
  1. Valor bruto: este campo estará preenchido de acordo com o valor do extrato  selecionado;
  1. Descrição: informe a descrição desta despesa.

Interface gráfica do usuário, Texto, AplicativoDescrição gerada automaticamente


  1. Data de vencimento e data de emissão: estes campos  estarão preenchidos devido ao  extrato selecionado
  1. Número do documento: informe o  de documento desta cobrança.
  1. Conta: este campo estará preenchido pela conta bancária seleciona para realizar a conciliação.
  1. Forma de pagamento: selecione a forma de pagamento que foi utilizada.
  1. Códigos de barras e informar manualmente: caso tenha essa cobrança em mãos, poderá realizar a leitura ou informar manualmente e assim ter os campos preenchidos.


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  1. Data de pagamento e data de liquidação: estes campos já estarão preenchidos devido ao extrato selecionado;
  1. Origem da baixa: o sistema informará que esta origem é da Conciliação;
  1. Incluir acréscimos/descontos: ao habilitar este campo, poderá ser informado os juros/multas/descontos deste lançamento.

Caso a movimentação bancária seja um crédito, o sistema exibirá os campos para cadastrar  uma nova receita.

Interface gráfica do usuário, Texto, AplicativoDescrição gerada automaticamente

Informe:

  1. Competência: selecione o mês competência desta receita;
  1. Unidade/Cliente: Selecione a unidade ou cliente desta receita;
  1. Classe de conta: selecione a classe de conta desta receita. Caso queira adicionar mais de uma classe de conta, clique em Adicionar classe de conta e não se esqueça se informar valor para cada classe;
  1. Data de vencimento: esse campo  estará preenchido devido a data do extrato        selecionado.

Uma imagem contendo Interface gráfica do usuárioDescrição gerada automaticamente

  1. Valor: esse campo estará preenchido com o valor total do extrato.

Caso adicione mais de uma classe de conta, não se esqueça de diluir este valor e informar o que está sendo cobrado de cada classe de conta.

  1. Data de recebimento e data de liquidação: os campos  estarão preenchidos devido a data do extrato selecionado;
  1. Valor: este campo  estará preenchido devido ao valor do extrato bancário;
  1. Conta: este campo  estará preenchido devido a conta que foi utilizada para realizar a conciliação.

Além dessas funcionalidades, poderá ser informado se essa receita teve acréscimos ou descontos ao habilitar o campo.

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Não se esqueça de clicar em Salvar.

Depois de criado, clique em Conciliar.

Conciliar transferência entre contas 

Ao sacar dinheiro na conta corrente para deixar no caixa físico do síndico, o que está acontecendo é uma transferência entre duas contas diferentes do condomínio. Ou também, pode haver aplicações e resgates de qualquer tipo de investimento que são consideradas trnasferências entre contas, geralmente sainda da conta e indo para a conta investimento, e vice-versa. 

Sendo assim, em vez de criar um lançamento de contas a receber ou contas a pagar, é necessário conciliar com uma transferência. Para isso, clique em Criar transferência.

Interface gráfica do usuário, DiagramaDescrição gerada automaticamente

Caso a movimentação do banco seja um débito, preencha a conta destino e uma descrição.

Interface gráfica do usuário, Texto, Aplicativo, EmailDescrição gerada automaticamente

Caso a movimentação do banco seja um crédito, preencha a conta origem e uma descrição.

Interface gráfica do usuário, Texto, AplicativoDescrição gerada automaticamente

Regras automáticas

O Group Condominios conta com a funcionalidade de criar regras automáticas para te ajudar ainda mais em sua conciliação e gestão do seu condomínio. 

Para criar as regras automáticas, clique no comando Regras automáticas.

Ao processar o arquivo .OFX ou .OFC, o sistema identificará as palavras-chave cadastradas e cadastrará um novo lançamento no sistema (despesa ou receita / transferência), conforme configurado.

Depois clique em Cadastrar.

Selecione tipo de lançamento desta regra automática.

Interface gráfica do usuário, Texto, AplicativoDescrição gerada automaticamente

Após ter de selecionar o tipo de lançamento, preencha os campos solicitados.

Interface gráfica do usuário, Aplicativo, TeamsDescrição gerada automaticamente

  1. Tipo de lançamentoao selecionar movimentação bancária, o sistema criará uma conta a receber ou uma conta a pagar. Se selecionar transferência, o sistema criará uma transferência;
  1. Descrição: informe uma descrição desta regra automática;
  1. Palavra-chave: informe a palavra-chave desta regra automática.
  1. Importante: verifique como esta palavra-chave aparece em seu extrato. Por exemplo: Para tarifa de cobrança, se o seu banco descreve como TAR, crie a palavra- chave dessa forma. Como sugestão, sempre utilize apenas um termo.
  1. Banco: ao selecionar o banco nesse campo, a regra será aplicada para todos os arquivos .ofx e .ofc processados que pertence ao banco selecionado;
  1. Classe de conta: aqui você selecionará para qual classe de conta a conta deverá ser criada, caso tenha sido selecionado a opção Movimentação bancária no campo Tipo de lançamento;
  1. Unidade/cliente: esse campo  será exibido se informado uma classe de conta  classificada como receita. Aqui, você irá selecionar para qual unidade ou cliente esse lançamento deverá gravado;
  1. Fornecedor: esse campo só será exibido se informado uma classe de conta classificado como despesa. Aqui, você irá selecionar para qual fornecedor esse lançamento deverá ser gravado;
  1. De/Para: esse campo só será exibido se selecionado a opção Transferência no campo Tipo de lançamento. Aqui, você irá selecionar para qual conta bancária/caixinha você deseja que seja realizado a transferência.

Clique em Salvar ou Salvar e cadastrar próximo.

Depois de criar suas regras automáticas você poderá visualizar todas listadas na tela de pesquisa com as ferramentas de editar ou excluir.

Após ter realizado todas as configurações, a conciliação bancária do seu condomínio será realizada com sucesso.


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