Para realizar a conciliação bancária você deve possuir o extrato bancário em formato OFX ou OFC.
Processando o arquivo .OFX, .OFC
Após ter o arquivo salvo na máquina, acesse o menu Financeiro > Conciliação bancária.
Clique em Importar arquivo, selecione o arquivo do extrato bancário e clique em Processar.
O Group Condominios fará a leitura do extrato bancário e dos lançamentos no sistema.
Importante: caso haja algum lançamento já cadastrado com o mesmo valor e data de pagamento ou recebimento com a movimentação do banco, o Group Condomínios realizará a conciliação de forma automática.
Dashboard da Conciliação
Após ter realizado a leitura:
1Conta Conciliação e período: o Group Condomínios informará qual conta foi utilizada para conciliação e o período deste extrato.
2 - Crédito: o Group Condomínios informará o valor de diferença de créditos entre as movimentações do banco e lançamentos no sistema dentro do período do extrato importado.
3 - Débito: o Group Condomínios informará o valor de diferença de débitos entre as movimentações do banco e lançamentos no sistema dentro do período do extrato importado.
Saldo final: o Group Condomínios informará o valor de diferença do saldo entre as movimentações do banco e lançamentos no sistema dentro do período do extrato importado.
Conciliações pendentes: o Group Condomínios informará a quantidade de conciliações pendentes de serem realizadas.
Filtros da Conciliação
O Group Condomínios dividirá em duas tabelas a conciliação bancária: ao lado esquerdo da tela será listado o extrato bancário e ao lado direito da tela estarão os lançamentos no sistema.
Caso seja uma despesa, o saldo estará destacado em vermelho.
Quando o extrato for referente a uma receita, o saldo estará destacado em azul.
Conciliando com um lançamento já cadastrado
Caso haja algum lançamento já cadastrado no Group Condomínios, mas que por algum motivo (data de pagamento/recebimento ou valor) está diferente da movimentação do banco, é possível buscar o lançamento e realizar a conciliação manualmente. Nesse caso, busque o lançamento clicando na ferramenta Buscar.
É possível realizar a busca por:
Importante: o Group Condomínios informa de acordo com as contas que selecionar, qual o valor do extrato, o valor das receitas que selecionou e o valor de diferença, que ainda precisa ser conciliado.
Após ter selecionado a conta que deseja conciliar, clique em Selecionar.
O sistema retornará para a o quadro. Para conciliar o lançamento selecionado, clique no comando Conciliar.
Importante: ao conciliar, se a conta já tiver sido baixada, o sistema realizará a conciliação da conta e se a data de pagamento/recebimento e liquidação estiver diferente, o sistema atualizará com a data do extrato. Se a conta não tiver sido baixada, o sistema realizará a baixa da conta com a data do extrato.
Ao clicar no comando, a tela de edição da receita/despesa será exibida.
Conciliar uma movimentação do banco com mais de um lançamento no Group Condomínios
Às vezes pode ocorrer do condomínio efetuar em somente uma movimentação o pagamento ou recebimento de mais de um lançamento.
Exemplo: os condôminos realizaram o pagamento da taxa de condomínio em um mesmo dia, o banco disponibiliza o pagamento na conta em uma única movimentação. Neste caso, basta buscar e conciliar a única movimentação bancária com os vários lançamentos do Group Condomínios.
Para isso clique na lupa para realizar a busca das receitas/despesas.
Pesquise as receitas/despesas que são referentes a esta movimentação e selecione-as.
Clique em Selecionar.
Após selecionar as receitas/despesas, o Group Condominios listará todas as contas selecionadas. Quando o valor dos lançamentos estiver igual ao da movimentação do banco, clique em Conciliar.
Importante: o Group Condominios alertará quando houver diferença entre o extrato com os lançamentos.
Valor da movimentação do banco diferente do lançamento no Group Condomínios
Pode ocorrer do valor da movimentação do banco ser diferente do valor do lançamento no Group Condomínios, seja porque houve um desconto ou um atraso no pagamento e juros e multas foram incluídas. É possível buscar o lançamento e ao clicar em Conciliar.
O sistema exibirá uma mensagem alerta:
Ao clicar em Sim, o sistema apresentará um campo para informar juros e multas, caso o valor no extrato seja maior ou informar desconto caso o valor no extrato seja menor que o do sistema.
Importante: o Group Condominios alertará quando houver diferença entre o extrato e o lançamento.
Conciliar mais de uma movimentação no banco com um lançamento do Group Condomínios
Também pode ocorrer situações em que seja necessário pagar ou receber em duas vezes ou mais, lançamentos que estavam programados para ser somente um recebimento ou pagamento.
Exemplo: condomínio pagou o valor de um serviço à vista por dois depósitos diferentes. Nesse caso, durante a conciliação você deve selecionar as duas movimentações e clicar no comando Ações > Agrupar selecionados. Dessa forma, o Group Condomínios agrupará os dois valores para ser possível realizar a conciliação com o lançamento do sistema.
Importante: com essa opção você poderá selecionar apenas créditos ou débitos que possuem a mesma data.
Caso queira desagrupar a movimentação, selecione a movimentação e clique em Ações > Desagrupar selecionados.
Conciliando com um novo lançamento
Se o lançamento referente à movimentação vinda do banco ainda não foi cadastrado no Group Condomínios, no quadro do lado direito, o sistema exibirá os campos com a data de pagamento ou recebimento e valor preenchidos. Preencha o restante dos dados e clique em conciliar. O sistema criará o lançamento já realizando a conciliação.
Quando o lançamento for referente a uma receita:
Quando o lançamento for referente a um fornecedor/órgão:
Importante: é possível preencher todos os quadros, e depois selecionar todos as movimentações do banco, clique no comando Ações > Conciliar selecionados. Dessa forma o sistema conciliará todas as movimentações de uma única vez.
Quando é necessário incluir mais de uma classe de conta e outros detalhes, para isso, clique na ferramenta Lançar, preencha os dados e clique em Salvar.
Caso a movimentação do banco seja um débito, o sistema exibirá os campos para cadastrar uma nova despesa.
Caso a movimentação bancária seja um crédito, o sistema exibirá os campos para cadastrar uma nova receita.
Informe:
Caso adicione mais de uma classe de conta, não se esqueça de diluir este valor e informar o que está sendo cobrado de cada classe de conta.
Além dessas funcionalidades, poderá ser informado se essa receita teve acréscimos ou descontos ao habilitar o campo.
Não se esqueça de clicar em Salvar.
Depois de criado, clique em Conciliar.
Conciliar transferência entre contas
Ao sacar dinheiro na conta corrente para deixar no caixa físico do síndico, o que está acontecendo é uma transferência entre duas contas diferentes do condomínio. Ou também, pode haver aplicações e resgates de qualquer tipo de investimento que são consideradas trnasferências entre contas, geralmente sainda da conta e indo para a conta investimento, e vice-versa.
Sendo assim, em vez de criar um lançamento de contas a receber ou contas a pagar, é necessário conciliar com uma transferência. Para isso, clique em Criar transferência.
Caso a movimentação do banco seja um débito, preencha a conta destino e uma descrição.
Caso a movimentação do banco seja um crédito, preencha a conta origem e uma descrição.
Regras automáticas
O Group Condominios conta com a funcionalidade de criar regras automáticas para te ajudar ainda mais em sua conciliação e gestão do seu condomínio.
Para criar as regras automáticas, clique no comando Regras automáticas.
Ao processar o arquivo .OFX ou .OFC, o sistema identificará as palavras-chave cadastradas e cadastrará um novo lançamento no sistema (despesa ou receita / transferência), conforme configurado.
Depois clique em Cadastrar.
Selecione o tipo de lançamento desta regra automática.
Após ter de selecionar o tipo de lançamento, preencha os campos solicitados.
Clique em Salvar ou Salvar e cadastrar próximo.
Depois de criar suas regras automáticas você poderá visualizar todas listadas na tela de pesquisa com as ferramentas de editar ou excluir.
Após ter realizado todas as configurações, a conciliação bancária do seu condomínio será realizada com sucesso.