No Group Condomínios é possível realizar o cadastro das unidades do condomínio de duas formas diferentes.
Como cadastrar uma unidade?
- Cadastrar uma unidade;
- Acelerar cadastro;Clique no comando Cadastrar uma unidade e preencha os dados solicitados.
- Bloco: selecione o bloco desta unidade. Esta opção apenas estará disponível se este condomínio for dividido em blocos ou quadras, no momento do cadastro do condomínio. Caso este condomínio não seja dividido em blocos/quadras, o primeiro item a ser preenchido será o de unidade.
- Unidade: informe o número desta unidade.
- Tipo: selecione o tipo de locação.
- Área em m²: Informe a área em m² desta unidade.
- Fração ideal: Informe a fração desta unidade. Se esta unidade não utilizar fração ideal, deixe este campo em branco.
- Logradouro: Informe o logradouro desta unidade. Reforçamos a importância de informar o logradouro da unidade ao se tratar de condomínios grandes ou horizontais.
- Adicionar proprietário/inquilino: Para adicionar um proprietário ou inquilino, siga o passo a passo abaixo. Clique em Adicionar:
Selecione o tipo de pessoa e preencha os dados solicitados.
Dados pessoa física: Informe o CPF e Nome deste proprietário/inquilino.
O Group Condomínios permite que o cadastro do proprietário/inquilino seja salvo sem informar o CPF, mas os boletos apenas serão gerados com as informações completas.
- Dados pessoa jurídica: Informe o CNPJ, Razão Social e o Nome fantasia/Apelido desta unidade.
O Group Condomínios permite que o cadastro do proprietário/inquilino seja salvo sem informar o CNPJ, mas os boletos apenas serão gerados com as informações completas.
O sistema permite atualmente que exclua o cadastro do inquilino mesmo que haja cobranças em aberto em nome do mesmo. Será apresentada uma mensagem de confirmação:
Caso clique em Sim, o sistema lhe informará que as cobranças em aberto passaram para o proprietário:
Confirmando a ação, é necessário registrar o motivo da exclusão do cadastro do inquilino, bem como, observações:
- Endereço de cobrança: Este campo já estará preenchido com o endereço do condomínio.
- Entrega do boleto: Este campo estará preenchido com a data de vencimento informada nos dados da cobrança do condomínio.
Muitas vezes a data de vencimento da unidade pode ser diferente da data de vencimento do condomínio, caso isso aconteça em sua gestão desabilite o campo “Mesmo dia de vencimento do condomínio” e informa a data de vencimento desta unidade.
- Contato: Informe o telefone e e-mail principal desta unidade.
Após preencher os dados solicitados, clique no comando de Adicionar e fechar.
Os campos de imobiliária, pessoas relacionadas a unidade e veículos podem não serão preenchidas no Group Condomínios, caso não utilize.
- Endereço de cobrança: Habilite este campo para informar o endereço de cobrança desta unidade.
Esta funcionalidade é utilizada quando o condômino deseja receber o boleto em outro endereço. Dessa forma, essa função substitui o endereço já cadastrado no campo de proprietário ou inquino, bem como o próprio endereço do condomínio caso tenha habilitado.
- E-mail de cobrança: Habilite este campo para informar o e-mail de cobrança desta unidade.
Esta funcionalidade é utilizada quando o condômino deseja receber o boleto em outro e-mail. Dessa forma, é substituído o e-mail anteriormente cadastrado. Caso deseje adicionar mais de um e-mail para receber a cobrança desta unidade, clique no comando Adicionar e-mail.
Após preencher todos os dados solicitados, clique no comando de Salvar.
No Group Condomínios é possível cadastrar suas unidades de forma mais dinâmica e ágil. Para isso acesse o menu Condomínio > Unidade. Clique no comando de Cadastrar e selecione a opção Acelerar cadastro.
O Group Condomínios irá disponibilizar uma planilha que pode receber informações de outra planilha de Excel, basta copiar os dados e colar no sistema.
Caso a edificação seja vertical e dividida em blocos, o Group Condomínios irá realizar uma serie de perguntas para personalizar a planilha de acordo com as informações passadas. Sendo assim, preencha os dados solicitados:
Deverá ser informado: Quantos andares, quantas unidades por andar e o número da 1° unidade. Após informar todos os campos, clique no comando Atualizar planilha.
Caso não queira utilizar o atualizador de planilha, prossiga com o cadastro das informações:
- Número/Nome da unidade: Informe o número/Nome da unidade.
- Tipo: Selecione o tipo da locação.
- Área: Informe a área desta unidade em m².
- Fração ideal: Informe a fração desta unidade.
- Proprietário – CPF/CNPJ: Informe o CPF/CNPJ deste proprietário.
- Proprietário – Nome da pessoa/Nome fantasia: Informe o nome da pessoa/fantasia deste proprietário.
- Proprietário – Telefone principal: Informe o telefone principal deste proprietário.
- Proprietário – E-mail: Informe o e-mail deste proprietário.
- Inquilino – CPF/CNPJ: Informe o CPF/CNPJ deste inquilino.
Após preencher os dados solicitados, clique no comando de Salvar.