Agora o Group Condomínios conta com uma novidade incrível para facilitar a administração do seu condomínio. A vinculação de grupo de unidades permite que um sacado tenha dois ou mais grupos de unidades vinculadas, caso tenha por exemplo unidades separadas em lotes.
Para isso, acesse o Menu > Condomínios > Unidades, pesquise por uma das unidades no proprietário, clique em Editar:
Após, clique em editar sobre o cadastro no proprietário, será apresentado a tela abaixo com o campo para configuração dos grupos de unidades vinculadas:
Clique então sobre o campo vazio e depois em Adicionar, onde será possível selecionar as unidades que farão parte do grupo e definir o nome:
Agora basta clicar em Adicionar e fechar e depois Salvar as alterações no cadastro da unidade. Com isso, ao lançar receitas pela tela de arrecadação o sistema irá unificar os boletos de todas as unidades selecionadas em um só para cada grupo criado, desde que tenha a mesma competência, data de vencimento e sacado no momento do lançamento.
É possível, também realizar a exclusão dos grupos de unidades conforme a imagem acima, onde apresenta o ícone de lixeira ao lado do nome.
Como ficaria o boleto?
Quando o boleto é gerado na arrecadação, o sistema irá exibir no contas a receber as cobranças separadas, porém um ícone será exibido informando que a conta está vinculada e ao passar o mouse sobre a cobrança poderá ser visualizado quais unidades estão vinculada naquele boleto. O nosso número será o mesmo, mas ao emitir o boleto em PDF, poderá ser visualizada a unificação.
Importante: Ao editar uma cobrança vinculada, seja o valor ou a data de vencimento, o sistema irá atualizar o boleto, dessa forma será necessário gerar uma nova remessa e envio para o banco.
Caso seja necessário excluir/trocar a titularidade de um sacado que possui unidade vinculada, o sistema irá manter as contas baixadas e abertas existentes com o vínculo, e para as próximas arrecadações o sistema não irá mais realizar a unificação do boleto.
Para desvincular um boleto unificado, no Menu Receita > Contas a receber seleciona a conta e clique em Ações > Desvincular conta. O sistema exibe a mensagem de confirmação, clique em Sim e a conta será desvincula das demais.
Importante: Ao realizar o desvinculo, o boleto será atualizado, e caso ele não esteja vencido, será necessário gerar uma nova remessa e envio para banco.
Para baixar uma cobrança manualmente que esteja vinculada, é necessário realizar sua desvinculação antes.