Habilite o campo de atualização e defina qual índice será utilizado.
Os índices disponíveis são:
Ao lado do índice, estará disponível a ferramenta para visualizar todas as atualizações monetárias pelo mês/ano, variação mensal e índice acumulado disponibilizados pelo Banco Central. Desta forma, não será necessário nenhum cálculo manual para sua utilização.
Importante: pode haver um atraso na divulgação dos índices monetários pelo Banco Central, causando impacto na atualização dos valores no sistema.
Para atualizar uma conta conforme o índice escolhido, será necessário a criação de um acordo. Portanto, acesse o menu Receita > Acordo > Iniciar acordo, selecione a unidade inadimplente e a cobrança que deverá ser atualizada no primeiro passo.
A atualização estará disponível no passo 2 de 3 da criação deste acordo. Ao inserir a data base, o sistema realizará o cálculo da correção.
Finalize o acordo e gere a parcela atualizada para encaminhar ao condômino.
Os relatórios que podem ser emitidos e que constam a atualização conforme o índice são os de inadimplências detalhadas, inadimplências consolidadas, saldo devedor e carta de cobrança.
Neste último, é necessário habilitar o campo para Exibir valores de correção. Os valores serão demonstrados de acordo com a data base inserida.